E também foi marcante a coincidência que marcou essa venda. O cliente veio retirar a turbina no dia de um jogo do Palmeiras e quem conseguiu os ingressos para a disputada partida para eles foi meu irmão que além de ser um palmeirense muito conhecido, agora tem um bar&;restaurante em frente ao estádio do Palestra. Uma verde e turbinada coincidência.
Eu já tinha ouvido falar da arte das louças e objetos de decoração de Pedreira. É realmente um marco da cidade que é chamada de “Capital da Porcelana” e tem um Museu da Porcelana que abriga um acervo da arte do lugar. São indústrias que produzem lindos produtos que são vendidos nas lojas que movimentam o comércio e serviço no município. Muitos turistas visitam Pedreira para comprar a arte das porcelanas e conhecer outros atrativos da cidade que é banhada pelo Rio Jaguari e faz parte do Circuito das Águas Paulistas.
O nome da cidade tem origem na geração dos “Pedros” que fundaram o pequeno povoado que cresceu e se tornou município. Sant´Ana é a padroeira e protetora da cidade que tem uma forte fé católica. Uma das atrações do calendário anual de Pedreira são as festividades da Semana Santa que conta com procissão nas estações da Via Sacra que conduzem ao Morro do Cristo Redentor. Sem dúvida, um ritual sagrado.
A cidade tem uma ciclovia e deve ser uma delícia andar de bike por lá. Além de ser um exercício físico é uma forma de observar a cidade e fazer amigos. E por lá tem também orquestra de violeiros. Essa tradição da viola é tão rica no interior paulista e é sempre bom saber que a valorização da cultura está sendo preservada.
Pedreira está logo ali, 130 km da capital, pertinho de Campinas, com acesso fácil pelas Rodovias SP-340 e SP-95. Vale a penha conhecer a cidade que é “pequena no tamanho, mas grande na tradição”.
Arte em Porcelana - Crédito imagem: Galeira Fotos site oficial Prefeitura de Pedreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário