terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Santos Reis nas terras férteis de Palmital

A fertilidade da terra da região atraiu as pessoas para morar. E assim foram chegando os moradores na terra roxa para plantar e cultivar a terra e a história de Palmital. Vieram de São Manoel e nas Águas formaram suas moradas. Água Clara, Água das Anhumas e Água da Fortuna.

E que abundância esteja sempre presente na vida da cidade cujo nome homenageia as muitas palmeiras encontradas por lá. Espero que essa espécie ainda faça parte da paisagem do município que, de pequeno povoado, já conta hoje com mais de 20.000 habitantes. Seu crescimento está ligado ao café e a estrada de ferro Sorocabana. Foram os trilhos do desenvolvimento para escoar a produção cafeeira tão marcante em Palmital e em outras cidades paulistas.

A cultura do café teve seu auge e queda. Um frio intenso em 1942 e outros fatores econômicos colaboraram para o início do plantio de outros grãos como a soja, o milho, o trigo. Mas o café ainda resiste. Outro produto forte no município é a aguardente de cana e a cachaça nacional está mesmo ganhando destaque. Todo ano acontece na cidade a Feira Agropecuária que mostra a importância da agricultura na região. E se quiser saber da cotação agrícola é só aceitar o site da Prefeitura que a informação está lá em destaque na página principal.

E por falar em principal, duas festas movimentam a cidade no início do ano. Em janeiro tem a tradicional Festa de Santos Reis que reúne muitos moradores e visitantes nessa manifestação de fé que compartilha e aproxima. Em fevereiro tem o carnaval de rua que colore e alegra Palmital. É tempo de brincar e festejar no divertido carnaval de rua que agita Palmital e muitos municípios do interior paulista. É um excelente atrativo para ir conhecer a cidade que fica a 420 km da capital, logo ali entre Assis e Ourinhos.

O Portal da entrada de Palmital. Crédito imagem: http://www.palmital.sp.gov.br/fotos.php

E assim encerro mais um post com uma cidade do interior paulista, dessa vez Palmital, mais um município que integra São Paulo . Esse estado tem mesmo uma grandeza sem igual. Cada vez que escrevo sobre SP fico ainda mais apaixonada e admirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário