terça-feira, 13 de julho de 2010

A atmosfera carinhosa de Ubá

O estado de Minas Gerais é imenso e conta com muitas cidades na composição do seu território e história. Cada município tem seu valor e revela no seu perfil a grandeza de sua gente na luta pelo desenvolvimento de seu solo. Ubá é a primeira cidade da série mineira e abre caminho para uma viagem pelos encantos de uma terra acolhedora.

O slogan de Ubá cantado no vídeo publicado no site da prefeitura já diz muito sobre o lugar: cidade carinho. E quem não é cativado pelo carinho? O nome é, assim como em muitos municípios, uma origem da língua tupi-guarani e tem dois significados: folha e um tipo de canoa. A folha é uma gramínea comum nas margens do ribeirão que dá nome a cidade.

Ubá tem mesmo muita história pra contar. Foi solo de aldeias indígenas e começou a ser povoada com a chegada do padre Manoel de Jesus Maria conhecido como "o apóstolo dos índios". A decadência da mineração trouxe povos de outros cantos em busca de terra fértil para ser cultivada. Então vieram as sesmarias, os imigrantes italianos, o café e depois outras culturas. O crescimento ao longo dos anos, a aumento da população, os distritos, o pólo moveleiro e a transformação aconteceu e continua seu curso no tempo. Hoje Ubá já figura como uma das cidades mais importantes do estado de Minas Gerais.

A região tem suas belezas naturais como a Pedra Redonda, Serra do Sacramento, morros e mirantes para observar a natureza e a cidade abraçada pelo relevo montanhoso. Tem a bela igreja Matriz, museus e centros culturais. Ubá tem gente que escreve, que fala, que canta, que trabalha, que planta, que cria, que edifica, que mora, que visita e que vai fazendo parte da dinâmica do município.
São as pessoas com suas raízes e asas que registram sua marca no movimento da vida das cidades.

Que o movimento mineiro de Ubá continue desfilando carinho e seja turbinado de prosperidade e melhoria da qualidade de vida para a felicidade de seu povo!

Crédito imagem:
Site Prefeitura do Município de Ubá

Assista ao vídeo Ubá Cidade Carinho

Até o próximo Post com mais uma cidade da série mineira turbinada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário