terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tem pedra seca banhada por rio Itapetininga

O rio que deu nome a cidade ou a cidade que deu nome ao rio? Seja como for, o rio e a cidade caminham juntos em Itapetininga, assim como em muitos outros municípios. Outro detalhe comum é a origem tupi guarani dos nomes das cidades. No caso de Itapetininga, há 3 versões, mas todas relacionadas a pedra seca.

Tropeiros, bandeirantes e imigrantes estão presentes na história de Itapetininga que de Arraial transformou-se em cidade e segue sua transformação ao longo dos tempos. Aliás, o tempo não para e é preciso evoluir e nada como crescer investindo em educação e valorização do patrimônio que pulsa na vida das cidades. Pesquisando sobre a cidade li uma notícia sobre um projeto que chamou minha atenção: "Projeto Identidade e Cidadania: Eu e meu Bairro".

É muito semelhante com uma atividade que desenvolvi em um projeto de educação ambiental aqui em Osasco e os resultados são muito favoráveis e criam um laço de conhecimento e valorização do lugar, além de render muitas e interessantes descobertas e propostas de melhoria para os bairros. Espero que o projeto de Itapetininga tenha continuidade como indica a matéria no site da Prefeitura.

E por falar em identidade, todo município tem seus símbolos. Geralmente a bandeira e o brasão são dois que figuram nessa simbologia, mas nem sempre são os mais conhecidos. O hino também é importante e penso que os munícipes deveriam conhecer melhor os símbolos de sua cidade. No caso de Itapetininga a bandeira tem 4 cores, o verde e branco representando a união e o branco e preto faz referência ao grandioso Estado de São Paulo. Tem também 6 estrelas indicando os 6 distritos e o brasão no canto em formato português e dividido em 4 campos, cada um com seu significado.

E na cidade tem pólo moveleiro e tem também outras indústrias atraídas pelos incentivos fiscais. Tem também Expo-Agro, Festa da Cerejeira e outros eventos que movimentam o calendário de Itapetininga.
Crédito imagem: Site oficial Prefeitura Itapetininga. Acesse também o Portal Itapê e conheça mais sobre a cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário