quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A singular relação da cidade e do rio em Piracicaba

O rio cantando em versos é uma marca da cidade. E Piracicaba também é lembrada entre meus amigos por outra marca, a da velocidade na pista de Arrancada. Sim, tem um movimentado circuito de arrancada em Piracicaba que atrai muitos visitantes apaixonados por carros turbinados e preparados de acordo com a categoria das provas.

Da pista para as águas do rio chego à Rua do Porto, parada obrigatória de quem visita Piracicaba. Na beira do rio tem casarão do turismo, uma casa histórica que simboliza a passagem dos bandeirantes, tem mirante e área de lazer. E lazer tem uma sintonia fina com cultura que tanto nos ensina a valorizar o patrimônio das cidades.

O Teatro que homenageia o jornalista Dr. Losso Netto é um dos lugares que abriga o cenário cultural de Piracicaba com suas exposições, peças e atividades artísticas. Outras atividades de lazer também são realizadas na unidade do Sesc da cidade. Aliás, o SESC SP é uma referência no investimento à cultura e ao lazer como bases para uma educação lúdica, inteligente e aprendiz.

Para quem curte natureza vale a visita no Horto Florestal que conta com trilhas com variada flora e fauna. E, claro, uma cidade que tem uma ligação tão íntima com o rio mais do que merece ter um Museu da Água localizado à margem do rio que dá nome ao município. E por falar em água, tem um balneário batizado pelo nome da Deusa Ártemis onde as pessoas podem banhar-se nas águas medicinais.

E não deixe de passar pela Ponte Pênsil e dá uma chegada ao Engenho. E se gostar de apreciar a arte das igrejas como eu, dê uma passada na Catedral e na moderna Igreja Matriz. E se velocidade for sua paixão, aproveite para ir para Piracicaba nos finais de semana de arrancada. Enfim, opções de passeios não vão faltar no município que fica a 160 km da capital paulista.

Piracicaba, rio e cidade com o mesmo nome, ligação próxima da terra, das águas e das pessoas que constroem a vida do lugar.

Crédito imagem: Site SEDEMA Piracicaba
Visite a bela Galeria de imagens da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade - SEDEMA

3 comentários:

  1. Olá.
    Sou Piracicabano (ou "Caipiracicabano" como dizem por ai.)com muito orgulho ,aqui nasci e aqui fui criado e acredito que aqui passarei meus dias finais.Fico muito feliz em ver minha cidade sendo mostrada de uma forma tão carinhosa em seu blog ,só faltou uma coisa ,você falar sobre o maior alvinegro do mundo:O XV de Novembro de Piracicaba ,time que está nos corações de todos os habitantes de Piracicaba.
    Parabéns e obrigado,voçê alegrou um Piracicabano!!
    Tudo de bom .

    ResponderExcluir
  2. Não sou de lá + vou sempre q posso principalmente para ver as arrancadas...e não tenho como negar Piracicaba é uma cidade Maravilhosa e turbinada...rsss!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,quer saber detalhes sobre o time de Piracicaba,acesse "A Maior do Interior", site que conta a história ,fotos, notícias atuais e muito mais.
    Acesse:http://www.amaiordointerior.com/
    Até mais.

    ResponderExcluir