quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Recife, meu bem querer

Quero muito bem a capital de Pernambuco. A bela cidade banhada pelo mar e por rios tem cores e amores espalhados por seus bairros. Recife tem história, musicalidade e cultura expressada com uma diversidade que encanta. Tem belezas naturais e conexões que misturam ritmos e estilos de forma singular. Recife é poesia.

Ao escrever esse post lembrei do mar azul da cidade clicado pela minha prima Joyce. Essa imagem que ilustra a postagem é uma das fotos que amo de sua recente viagem. E fiquei lembrando o quanto a cidade é multicolorida. Meus sentidos viajam pelos deliciosos aromas da culinária, minha visão é inundada pelas imagens do artesanato e pela imensidão esverdeada e azulada do Atlântico, a sonoridade musical do frevo e do maracatu soa nos meus ouvidos, meu corpo balança ritmada pela saudade. Recife é mesmo inesquecível e sempre nos convida a retornar. Sinto-me também em casa por lá, talvez por estar mais próxima ao sertão onde nasci.

Recife antiga tem valiosos tesouros. A luz solar que clareai a cidade é um convite para curtir a orla de Boa Viagem. E que tal ver o nascer da aurora no Cais da Aurora, andar pelas ruas do Bairro do Recife, conhecer o Parque das Esculturas, navegar pelo rio Capibaribe, ver as atrações artísticas que movimentam o Pátio de São Pedro, a arte nas igrejas, no casario, na estação ferroviária, no Palácio da Justiça, nos teatros e em tantos pontos que revelam o patrimônio vivo que é a cidade. Atrações não faltam na capital pernambucana.

E um pulo você já está em Olinda. É subir as ladeiras e vislumbrar-se com a vista que é um espetáculo e combina com a origem do nome. E ser for ao carnaval prepare o fôlego pro Galo da Madrugada e pela fervilhante alegria que inunda as ruas de Recife. Mas, para quem não gosta de folia Recife também tem seus refúgios próximos da capital que é ponto de partida para belos destinos.

Recife é uma cidade que adoro e espero que ela seja sempre amada, preservada e que se desenvolva continuamente para melhorar cada vez mais a cidade, para quem mora e visita. Qualquer dia desses, ao invés de ir somente a turbina, irei pessoalmente desembarcar por lá e sentir a vibração poética que emana de Recife.
Vista do Rio Capibaribe. Crédito imagem Galeria Site Prefeitura de Recife. Visite o link e  faça um tour virtual para lindas imagens da capital pernambucana

Um comentário:

  1. oh prima ta linda sempre Recife que saudade eita terra saudosa tenho em meu coração!bj
    Joyce.

    ResponderExcluir