segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Santo André e Paranapiacaba

Eu visitei a cidade de Santo André em 2002. Fui a Biblioteca e lá encontrei muitas informações sobre Paranapiacaba para um trabalho da faculdade. Jornais da época, documentos, livros, poesias. Foi uma tarde proveitosa. No final de semana depois fui para Paranapiacaba conhecer a vila que é um distrito da cidade. Uma ótima opção de lazer para os moradores e visitantes. Um lugar encrustado na Serra do Mar com muita beleza e história para contar. Uma conexão que se perpetua, quando ouço Santo André me lembro de Paranapiacaba e quando vou à Paranapiacaba de Santo André. Conexões ativas.

Santo André é um grandioso município do ABC paulista com uma população de mais de 673 mil habitantes de acordo com o CENSO 2010. Faz limite com outras cidades do ABC e com a capital, está no caminho do litoral e tem fácil pelas Rodovias Anchieta, Imigrantes, Rodoanel e outras vias de acesso. O município tem universidade federal, Sesc Santo André, parques, estádio de futebol e um time de futebol o Esporte Clube Santo André que já alcançou destaque em campeonatos estaduais e nacionais. O mascote do clube é o Ramalhão, em homenagem ao fundador da vila que mais tarde tornou-se a cidade: João Ramalho. É um personagem marcante que casou com a índia Bartira e marcou seu nome na história da cidade e região.

A indústria metalúrgica de auto-peças e automobilística foi responsável pelo crescimento da cidade, assim como das suas vizinhas. Hoje a tendência é outra. Muitas empresas migraram para o interior e o cenário econômico mudou. É preciso reinventar a roda para continuar o ciclo de desenvolvimento. Hoje a metalúrgica ainda tem seu espaço, porém, o setor de comércio e serviços está crescendo e aponta novas oportunidades para Santo André e região.

Santo André tem muitas atrações. Em 2011 a Virada Cultural está no calendário de eventos do município que já tem uma diversificada agenda cultural, esportiva e de lazer. No site da Prefeitura é publicado os eventos por categorias, aliás, apreciei bastante o conteúdo do site que contempla variadas informações e serviços. O programa auto-atendimento que facilita a vida das pessoas com acesso a tecnologia web. Tem também o Programa Cidade Interativa que é muito interessante. O internauta encontra muitos links para navegar e conhecer um pouco mais sobre a cidade e atividades de cada secretaria e de seus respectivos projetos.

A cidade tem muito movimento durante todo ano. Tem Festival de Flores, do Circo, tem oficinas culturais e muitos eventos. No Parque Central vale a visita no anexo Sabina Escola Parque do Conhecimento, um lugar que mescla arte, ciência e tecnologia e tem até a réplica de um Tyrannosaurus Rex. Todo município precisa mesmo ter atenção especial com seu patrimônio. Em Santo André encontramos a Casa do Olhar e da Palavra. Que a escrita do olhar continue a se perpetuar por muitas gerações e encontre sempre espaço e voz para expressar a leitura dos tempos.

E por falar no tempo, em Paranapiacaba, o clima é um dos atrativos. Sugiro uma visita a vila no inverno para contemplar a neblina descendo da serra, o exemplar paulistano do “fog londrino”. É possível fazer trilhas pela Serra do Mar e a agenda de Paranapiacaba tem eventos especiais. Em abril tem Festival do Cambuci, um fruto típico da Mata Atlântica que rende mel, geleia, doces e muitos mais.Em maio tem Convenção de Bruxos e Magos com oráculos, terapias, palestras, workshops e vivências sobre temas holísticos relacionados ao esoterismo, autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida. Em julho, o Festival de Inverno conta com diversas atividades culturais que iluminam a vila com alegria, música, dança e arte.

Santo André tem muito mais e vou programar nova visita para ver de perto o dinossauro e outras atrações deste município da grande ABC e do grandioso estado de São Paulo. A cidade tem conexões com as chamadas cidades-irmãs de Battecreck nos Estados Unidos, Braga em Portugal, Chingde na China, Takasaki no Japão, Sesto San Giovanni na Itália e Pilsen na República Checa. Conexão turbinada local e global.

Por fim, agradeço aos clientes de Santo André e desejo que a cidade continue no trilho de crescimento estabelecendo laços com outras cidades, pessoas, produtos e histórias.


Crédito imagens: Site Prefeitura

Ivone Mourão
Equipe Marcos Turbo
Fones (11) 3591-4551/3698-5393

Envie sua mensagem clicando aqui
Siga o Twitter Turbinado Marcos Turbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário