terça-feira, 14 de setembro de 2010

As belas tardes de “arrebol” em Coronel Fabriciano


O hino da cidade canta as “tardes de arrebol” e exalta a formosa cidade em poéticas letras. E há mesmo muita poesia no solo de Minas Gerais. Ela está na natureza, nos monumentos, na história, nas águas, na gastronomia, na gente acolhedora. Coronel Fabriciano é um desses retratos mineiros. É uma cidade encravada no Vale do Aço com roteiros encantadores.

Tem cachoeiras, trilhas, mirantes, verdes e águas na Serra dos Cocais. Caminhadas e passeios de off-road, povoados rurais de onde deve exalar um delicioso aroma de campo e os atrativos da cidade. O tradicional Colégio Angélica é um dos pontos de visita e ele tem muita importância no curso da educação da cidade. Um tour religioso pelas igrejas mostra que a fé e arte são preciosidades do lugar. Passando pela matriz do padroeiro São Sebastião até chegar aos Santuários, encontramos espaços para missas, celebrações e encontros. E descobri pelo “você sabia?” do site que a catedral foi inspirada em uma passagem bíblica. Que o “você sabia” possa sugerir outras dicas do município.

E por falar em dicas, na cidade tem um concurso delicioso que aguça o sentido do paladar. É a Rota dos Sabores que deve render excelentes pratos dessa famosa culinária mineira. Fiquei imaginando o aroma que sopra dos restaurantes. É mesmo um convite inspirador para ir conhecer a cidade e aproveitar a gastronomia, curtir o pôr do sol das “tardes de arrebol”, as águas das cachoeiras e toda sorte de atividades que nos ensinam a sentir a atmosfera de Coronel Fabriciano.

O símbolo da cidade é uma mistura que diz muito sobre Coronel Fabriciano: as engrenagens do aço, a cruz, o livro, os ramos de milho e café, as cores e uma frase em latim que tem muito significado: “Deus, Paz e Prosperidade”. O que é sagrado em Coronel Fabriciano? O que é sagrado na cidade para as pessoas? Tudo que é sagrado é especial e a história dos municípios abriga muitas jóias sagradas que merecem ser valorizadas e compartilhadas. Que esta inscrição no brasão do município seja presença firme no cotidiano de Coronel Fabriciano.

Felicidade turbinada é o que a equipe Marcos Turbo deseja para mais uma cidade da série mineira turbinada.
Lindo monumento reverenciando os 5 elementos da natureza. Elementos da Vida de Coronel Fabriciano e de tantas outras cidades!

Crédito das imagens que ilustram este post:
Galeria de imagens site oficial da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

Participe do Blog enviando suas dicas por e-mail: cidadesturbinadas@gmail.com

Até o próximo Post com mais uma cidade mineira!
Ivone Mourão

Acesse http://www.marcosturbo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário