sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uberaba, uma jóia do Triângulo Mineiro

Do Memorial de Chico Xavier ao Museu do Dinossauro há muito para conhecer em Uberaba que realiza anualmente a maior feira de agropecuária do mundo, a ExpoZebu. Fiquei impressionada com as informações sobre o município. Essa série mineira está revelando muitas surpresas e um desejo imenso de conhecer presencialmente muitas das cidades que estou conhecendo virtualmente. Uberaba é uma das que figuram na minha lista.

Pelo que li a cidade cresceu bastante, porém, conservando um bom nível de qualidade de vida. Um exemplo é que 98% do esgoto do município são tratados o que é um ponto muito favorável para a saúde da população e do meio ambiente, afinal, são elementos interligados e não desmembrados. Espero que esse índice de esgoto e água tratada seja crescente em todo estado de Minas Gerais e no país.

A UFTM, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, é uma conquista de Uberaba que beneficia toda região. A cidade abriga também outras instituições de ensino, a Academia de Letras e muitos espaços de cultura que estimulam o intercâmbio de conhecimento. Toda cidade é um signo da diversidade e valorizar as diferenças é uma forma de expandir o respeito à diversidade e as diferentes crenças das pessoas. Há espaço para todos no ambiente de convivência que prioriza valores como a ética, a paz e o respeito.

Uberaba tem mesmo variadas atrações. Em novembro o ritmo árabe dá o tom no Maktub, uma festa regada de muita alegria e beleza. Há locais e encontros para quem curte ciência, fé, lazer, natureza, festas, arte e eventos relacionados à atividade econômica que movimentam o calendário da cidade. E por falar nela, o município possui distritos industriais de variados portes. E que eles tragam desenvolvimento sustentável para que Uberaba continue crescendo com qualidade de vida.

Eu irei a Uberaba para de lá enveredar pela Serra da Canastra. E vou aproveitar para visitar o Museu de Arte Sacra, o Memorial do Chico Xavier, o palácio das orquídeas, a mata do ipê, a Igreja de Santa Rita dos Impossíveis e muito mais exemplares que revelam a história viva do ontem, do hoje e da construção do amanhã dessa cidade jóia do Triângulo Mineiro.
Aproveitar para parabenizar os sites que visitei:
Prefeitura Municipal de Uberaba
Uberaba ontem e hoje – Adorei o projeto!
Revista Eletrônica Uberaba – uma nova cidade

Crédito da imagem que ilustra este post clique aqui.
Parabéns ao fotógrafo Renato Peixoto Neto. Continue a registrar a história na arte da fotografia.

Até a próxima cidade da série mineira turbinada.
Ivone Mourão - Equipe Marcos Turbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário