sábado, 4 de setembro de 2010

Tem aroma de café no ar de Três Pontas

O café é presença marcante no solo de Três Pontas. Também, como maior produtor nacional do grão que rende tanta riqueza para a região, o destaque para o delicioso café é mesmo relevante. O café está na história, no brasão, no hino e enraizado nos símbolos e desenvolvimento da cidade.

Fiquei imaginando as combinações primorosas que podemos fazer com o café, dentre elas, um cafezinho acompanhado por pão de queijo, que, aliás é outra especialidade de Minas. O café faz bem para a beleza. Que o diga a premiada empresária de Três Pontas Vanessa Vilela Araujo que utiliza o café para produzir cosméticos e está entre as 10 melhores empreendedoras do mundo.

Três Pontas têm o café e outras especialidades também. O cantor Milton Nascimento é filho ilustre da cidade e a música é tema de dois eventos em Três Pontas. O Festival Nacional de Canção e o Festival Música do Mundo. É um exemplo do quanto a música é capaz de conectar pessoas com seu som que é universal por essência.

Outro personagem importante da cidade é o Padre Victor que todos os anos é homenageado com uma festa que emana muita fé e recebe muitos romeiros. Conhecido como “anjo tutelar” da cidade, o Padre Victor pode ser beatificado e tornar-se o 1º santo negro do Brasil. Missas, procissões, novenas, orações e muito louvor e gratidão pelas bênçãos recebidas acontecem durante os dias da festa que é um evento tradicional do calendário de Três Pontas. E já que estamos falando em fé, em janeiro tem a Folia de Reis que é outra manifestação que promove encontros especiais na comunidade.

A ExpoCafé é outro evento que movimenta a cidade e a região. Acontece no mês de junho e recebe muitos profissionais e empresas do agronegócio já que a cultura do café faz links com diversos temas como a tecnologia, comunicação, exportação e muitos mais. Encontros como esse é uma oportunidade de conhecer a região do sul de Minas que abriga belas paisagens com serras, rios, natureza e patrimônio histórico e cultural. O próprio nome do município tem ligação com este cenário já que remete às 3 pontas da serra onde localiza-se Três Pontas.

E que as três pontas erguidas para o céu sinalizem o crescimento cada vez melhor da cidade na conquista de prosperidade aliada à qualidade de vida de seu povo. E que a letra do hino seja reflexo da realidade para que “os encantos mil” de Três Pontas continuem a registrar sua canção na música do seu tempo.

Crédito imagem: Galeria fotos site Prefeitura Municipal de Três Pontas

Aproveito para parabenizar o site da Prefeitura ilustrado no topo com belas imagens da cidade. Até a próxima cidade da série mineira turbinada

Nenhum comentário:

Postar um comentário