sábado, 27 de março de 2010

A “linda e gentil” Silvânia do cerrado

Os tijolos de Silvânia estão na cidade e além de suas fronteiras. E a cerâmica nos faz pensar em quantos tijolos edificam as cidades do cerrado e de todos os outros ecossistemas do Brasil. Tijolos construídos com as mãos dos homens que escrevem a história dos lugares com sua força, sua marca, sua identidade e assim desenham o cenário de tantas cidades.

Há certa semelhança na origem de muitos municípios em diferentes regiões, porém, cada cidade vai crescendo a seu modo e registrando seu nome e sua contribuição na formação dos estados brasileiros. Silvânia nasceu de um Arraial e foi atraindo as pessoas para cultivar a terra, fundar a vila e posteriormente se constituir em município de Goiás.

Abençoada pelo Padroeiro Senhor do Bonfim, a cidade tem variadas manifestações religiosas e folclóricas no seu calendário anual. Tem a Folia do Divino, a celebração da Semana Santa, a comemoração da festa do Santo padroeiro e conta também com atividades culturais como o Festival Folclórico que reúne a rica diversidade do folclore do cerrado presente em Silvânia e em outras cidades da região.

A agropecuária é o forte da economia de Silvânia que fica a 80 km da capital Goiânia. A pesca é um dos atrativos da cidade. Tem o Lago da Usina de Corumbá, as cachoeiras do Rio Preto e os rios da bacia hidrográfica da região  formam um conjunto de atrações para os moradores e visitantes. As águas são uma jóia do cerrado. Tesouros também são encontrados no patrimônio de cada cidade que vai estruturando sua história no constante movimento do tempo.

E que o tempo seja palco para o desenvolvimento contínuo da “linda e gentil” Silvânia, como é cantada em seu hino, e para a evolução de todas as cidades turbinadas.
Crédito imagem:  Galeira de fotos do site Silvaniense

sexta-feira, 19 de março de 2010

É a vez das cidades do Centro-Oeste do Brasil

Ando viajando virtualmente com as postagens do Blog Cidades Turbinadas. Cidades dos nordeste, sul e sudeste e também Brasília, do Centro-oeste, já figuram na lista das 24 cidades turbinadas publicadas no Blog.

A última sequência publicada apresentou cinco belas e diferentes capitais nordestinas: Recife, Maceió, João Pessoa, São Luis e Fortaleza. Agora é a vez de algumas cidades do Centro-Oeste que receberam via Sedex turbinas negociadas com a Marcos Turbo.

A maioria dos clientes de outras localidades localiza o Blog ou Site da empresa e Loja Virtual através do Google, o famoso e vitorioso site de pesquisa utilizado por milhões de usuários da Internet. E é também no Google que realizo minhas pesquisas virtuais e somo com as dicas dos clientes para descobrir os atrativos de cada cidade.

Dessa soma é que surgem as publicações que retratam minha leitura dessa viagem fascinante pelo universo dos diferenciados cenários do Brasil. Essa é a proposta do Blog Cidades Turbinadas, enveredar pelo diferencial de cada cidade porque assim como cada indivíduo, todo lugar é único.

Cada post é uma oportunidade de aprendizado e, aprender, é sempre o melhor caminho que nos conduz a muitas estações de conhecimento. E por falar em estação, o outono está chegando amanhã nos convidando a viajar ao sabor dos ventos.

Então, vamos à lista das cidades do Centro-Oeste que em breve estarão desembarcando por aqui:

Caracol – MS

Campo Grande – MS

Silvania – GO

Peixoto de Azevedo – MT

Riacho Fundo I - DF

Até o próximo post!

Crédito imagem: Site Brasil Escola

terça-feira, 9 de março de 2010

João Pessoa é um atraente convite para viajar

O Nordeste brasileiro é pontuando por belos destinos turísticos. São capitais e cidades tão diferentes, cada uma com seu estilo, com seu charme, sua gastronomia, seus encantos que vão muito além do sol e mar. Tem cidades maiores e outras nem tão grandes assim, mas que por isso mesmo torna-se um lugar adorável para viajar. João Pessoa é assim. É um convite para conhecer uma cidade bonita, arborizada, com diversos atrativos.

A qualidade de vida é um dos fatores que colaboram para criar um perfil positivo da cidade. Se ela é agradável para o morador, ele será o cartão de visitas do lugar que falará e mostrará o que há de especial para conhecer. E, certamente João Pessoa tem muito para revelar a começar pelo seu centro histórico que é um patrimônio vivo de sua história.

E quanto sabor e belezas há pelos caminhos da cidade. No calçadão a beira mar tem restaurantes com delícias da culinária local e internacional. E para quem gosta do mar, João Pessoa tem praias belíssimas e iluminadas pela luz solar, por coqueiros e brisa. Bessa, Tambaú e Cabo Branco são endereços para curtir música e as baladas. Diversão não falta.

E há muitos roteiros de passeios pela cidade e proximidades. Vá a Praia de Tambaba e tenho certeza que irá se apaixonar pelas cores do lugar. É um daqueles espetáculos que só a natureza nos presenteia. E têm também os passeios de barco pelo Rio Paraíba, os bares banhados pelo rio em Jacaré. Uma delícia contemplar o pôr-do-sol nessa praia.

E a arte tem espaço em João Pessoa que conta com galerias e diversos lugares que apresentam ao visitante a diversidade cultural da capital e do estado. Uma dica excelente é visitar as igrejas, algumas delas, como a Misericórdia e Nossa Senhora da Guia são patrimônios histórico nacional. E esse título foi também concedido a outros locais. E como é maravilhoso apreciar o patrimônio de cada lugar e ir descobrindo que há muito para ver no guia oficial de turismo e fora dele também. São aqueles cantinhos especiais indicados por quem mora na cidade e que a vivencia de modo particular.

João Pessoa é uma cidade que figura na minha lista de viagens. Felizmente já vendemos turbinas para clientes que atuam com transporte na região e espero que outros negócios aconteçam. E que, cada vez mais João Pessoa seja uma cidade que invista na qualidade de vida para o pessoense, o personagem principal que constrói a história da capital da Paraíba.
Crédito imagem: SETUR - Secretaria de Turismo de João Pessoa

segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns Mulheres de todas as cidades

As mulheres e as cidades têm muita identidade. São dinâmicas e únicas ao mesmo tempo. São quietas e movimentadas. São ousadas e determinadas. Mulheres e cidades são misturas de cenários, fases, emoções, sensações, sentimentos, estações, cores e amores. E ser muitas e diferencial é nosso modo particular de imprimir nossa essência no universo das tantas cidades espalhadas pelo mundo.

A cidade faz parte das mulheres e as mulheres são personagens marcantes na vida das cidades. Em cada canto, nas esquinas, nos transportes, nas ruas, avenidas, nos prédios, nos centros culturais, nos negócios, na história, na arte, onde houver poesia estará a presença da figura feminina.

Há mulheres que viajam o mundo construindo a história de sua vida. Outras viajam o mundo também sem sair de seu lugar. Cada mulher com seu caminho, com sua leitura, com sua sensibilidade, com sua beleza. A mulher é uma cidade de infinitas possibilidades e a cidade é uma paisagem enfeitada de mulheres especiais.

Que o universo feminino continue turbinado de criatividade para que todas as mulheres desfilem seu estilo criativo na passarela da vida! Parabéns Mulheres hoje e sempre!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma riqueza sem igual em São Luís

A capital ilha do estado do Maranhão é mesmo incrível. Apesar de seus ricos traços portugueses, ela foi fundada pelos franceses que ali tentaram edificar um braço da França. Depois vieram os holandeses também interessados em terras tão belas, mas, foram mesmos os portugueses que deram continuidade à construção de sua história, acrescentados pela mistura étnica dos negros e índios. São Luís do Maranhão como é chamada, é uma ilha para ser descoberta, apreciada e amada.

Tem um Centro Histórico que é tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem belas praias como a Ponta d´Areia, Olho D´Água, São Marcos, tem lagoas, mirantes, parque ecológico, tem arte, história e muita festa. São Luís é uma mostra da diversidade de ecossistemas do Maranhão, que é tão único que tem um deserto único no mundo com lagoas de águas cristalinas.

E a capital maranhense fica ainda mais multicolorida nas festas. Os blocos enfeitam e alegram a cidade no carnaval. Os tambores soam e soma seu ritmo com o de outros instrumentos para ditar o tom da festa popular. E o São João então, é uma folia lendária. O bumba-meu-boi toma conta das ruas. Os festejos começam com Santo Antônio, passa por São João, São Pedro e encerram-se no dia 30/06 com a bênção de São Marçal. Outra comemoração tradicional em São Luís é a Paixão de Cristo encenada ao ar livre no bairro Anjo da Guarda.

E São Luís é ponto de partida para desvendar as histórias e as belezas do estado. Tem Alcântara, São José do Ribamar, tem o Rio Preguiça e as Dunas em Barreirinhas, as cachoeiras de Carolina, as praias formadas pelo Rio Cordas em Barra do Corda, além de um artesanato encantador. E por falar em artesanato, voltando para a capital, o visitante encontra arte em toda parte em São Luís. São museus, teatros e centros culturais que expressam toda diversidade histórico-cultural de uma terra sem igual.

Visite o Portal de Turismo do Governo do Maranhão para fazer um passeio virtual pelos atrativos do estado. A foto que ilustra este post é a imagem do topo da página de São Luís do site, acesse e veja porque o "Maranhão, é uma grande descoberta"