segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O céu de Brasília fascina

Ela está sempre nos noticiários com notícias das mais diversas fontes e formas. Geralmente é lembrada pelas veias políticas já que lá está concentrada os ministérios, poderes, leis e decisões que interferem em todo país. Mas, sempre que ouço falar de Brasília lembro de um texto que li no Etur que descreve com paixão o céu do entardecer do cerrado que se derrete pela paisagem da capital.

E Brasília pode ser descrita assim, como uma grande mistura nascida de um sonho. Sua história tem muitos capítulos e personagens. Do sonho de um santo aos desenhos de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, da ousadia de JK aos estudos multidisciplinares que reuniu astrônomo, geólogo, botânico, arquiteto, engenheiro e outros profissionais na construção do projeto de Brasília, da idéia a ação efetiva que solidificou a capital do Brasil. A conquista do merecido título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido pela Unesco é um retrato das muitas vitórias da capital federal.


E são muitos os títulos que podem ser designados para a cidade das Asas, Setores, da temperatura amena, das duas estações bem definidas, dos Palácios, das Praças, da Esplanada, do Congresso e da Catedral Metropolitana abençoada por Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

O trânsito de pessoas e sotaques por Brasília é diversificado. Ela é centro, núcleo, jóia do cerrado que conecta os estados do território nacional. Cidade de partidas e chegadas, a capital do Distrito Federal continuará a registrar seu nome na memória do Brasil. E para concluir, a palavra de quem, como muitos, chegou na capital e tornou-se uma brasiliense:

"...No pôr do sol deste planalto central, agradeço pela existência de homens idealistas e até com certos delírios futuristas, por que não? Do contrário, não teríamos um espetáculo tão lindo todas as tardes, nas quais os prédios com desenhos tão inusitados e majestosos, com a assinatura de ninguém menos que Oscar Niemeyer, combinam tão bem com árvores retorcidas típicas deste árido e belo cerrado de Brasília." Mara Valio

Nenhum comentário:

Postar um comentário