segunda-feira, 11 de abril de 2011

No caminho do interior e próximo de núcleos metropolitanos, encontro Jundiaí

Próximo a dois grandes centros urbanos, a cidade tem uma localização estratégica e é caminho de referência para muitas pessoas que seguem rumo ao interior paulista. Terra de uva e morangos, o município alterna em anos ímpares e pares a festa de cada fruta. E como é maravilhoso celebrar a colheita que representa fertilidade, concretização de um ciclo e comemoração para reiniciar um novo plantio.
O ciclo dos tempos está presente na história de todas as cidades. Muitas delas iniciaram como Jundiaí, um local de morada dos índios que foi transformado com a chegada de outros povos. Terras que serviram de abrigo para parada de tropeiros e bandeirantes. O povoado nasce, a lavoura, as famílias, a igreja e eis que a vila se forma transformando-se posteriormente em município. O ritmo do crescimento avançou com a chegada da ferrovia, das indústrias, dos imigrantes, das rodovias e Jundiaí continua crescendo.

A cidade tem muitos atrativos culturais e também tem o privilégio de estar próximo da Serra do Japi, uma importante reserva de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Na cidade encontramos teatro, casarão que serve de ateliê das artes, tem circuito das adegas, Parque da Uva, Festa italiana e muito mais no calendário de Jundiaí. De janeiro a dezembro, há sempre um evento para curtir, um local para conhecer, é só pegar a estrada que a cidade está logo ali perto de São Paulo e Campinas.
Sempre que passo pela Anhanguera ou Bandeirantes fico observando o quanto o horizonte da cidade está expandindo. Temos clientes localizados no polo industrial que concentra muitas empresas do ramo têxtil, plástico, alimentos, bebidas e outros setores que movimentam a economia de Jundiaí e região.
Espero que a cidade continue seu desenvolvimento iluminado por belas manhãs, tardes e noites, como descritas em seu hino “belas tardes, lindas noites”. E como são lindas as noites pintadas com graça e beleza do "arrebol", o espetáculo do entardecer. Que o tempo de todos os diase noites, em todas as estações, seja de muita prosperidade na vida de Jundiaí.
Crédito imagem: Galeria fotos Prefeitura Jundiaí

Até o próximo post com mais uma cidade turbinada
Ivone Mourão - Equipe Marcos Turbo
Fones (11) 3591-4551/3591-4502
Envie sua mensagem clicando aqui
Acesse o Twitter Turbinado Marcos Turbo
Blog Cidades Turbinadas -conexão entre turbinas e cidades

Um comentário: