segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma riqueza sem igual em São Luís

A capital ilha do estado do Maranhão é mesmo incrível. Apesar de seus ricos traços portugueses, ela foi fundada pelos franceses que ali tentaram edificar um braço da França. Depois vieram os holandeses também interessados em terras tão belas, mas, foram mesmos os portugueses que deram continuidade à construção de sua história, acrescentados pela mistura étnica dos negros e índios. São Luís do Maranhão como é chamada, é uma ilha para ser descoberta, apreciada e amada.

Tem um Centro Histórico que é tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem belas praias como a Ponta d´Areia, Olho D´Água, São Marcos, tem lagoas, mirantes, parque ecológico, tem arte, história e muita festa. São Luís é uma mostra da diversidade de ecossistemas do Maranhão, que é tão único que tem um deserto único no mundo com lagoas de águas cristalinas.

E a capital maranhense fica ainda mais multicolorida nas festas. Os blocos enfeitam e alegram a cidade no carnaval. Os tambores soam e soma seu ritmo com o de outros instrumentos para ditar o tom da festa popular. E o São João então, é uma folia lendária. O bumba-meu-boi toma conta das ruas. Os festejos começam com Santo Antônio, passa por São João, São Pedro e encerram-se no dia 30/06 com a bênção de São Marçal. Outra comemoração tradicional em São Luís é a Paixão de Cristo encenada ao ar livre no bairro Anjo da Guarda.

E São Luís é ponto de partida para desvendar as histórias e as belezas do estado. Tem Alcântara, São José do Ribamar, tem o Rio Preguiça e as Dunas em Barreirinhas, as cachoeiras de Carolina, as praias formadas pelo Rio Cordas em Barra do Corda, além de um artesanato encantador. E por falar em artesanato, voltando para a capital, o visitante encontra arte em toda parte em São Luís. São museus, teatros e centros culturais que expressam toda diversidade histórico-cultural de uma terra sem igual.

Visite o Portal de Turismo do Governo do Maranhão para fazer um passeio virtual pelos atrativos do estado. A foto que ilustra este post é a imagem do topo da página de São Luís do site, acesse e veja porque o "Maranhão, é uma grande descoberta"

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo ótimo post sobre São Luís e sobre os atrativos do Maranhão. Postei esta matéria no meu blog e dei os devidos créditos. Espero que não se incomodem! Se tiver algum problema, me avisem que retiro do ar. O link é: http://arisdomar.blogspot.com

    Se precisarem de fotos para ilustrar matérias sobre São Luís, Lençóis Maranhenses ou outros atrativos do Maranhão, no flickr existem vários grupos de fotos daqui como:

    www.flickr.com/groups/saoluisma
    www.flickr.com/groups/flickrma
    www.flickr.com/groups/lencois

    ResponderExcluir