Ao ou ouvir o nome da cidade pela primeira vez já imaginei que se tratava de uma honrosa homenagem a uma personalidade histórica. Nas leituras sobre a história do município conheci a figura de Lafayette Rodrigues Pereira que nasceu na Fazenda dos Macacos próxima da Estrada Real, hoje um roteiro turístico e outrora um caminho que ligava a então capital do Império à Vila Rica. No auge da exploração do Ouro muitas pessoas percorreram essa estrada que hoje faz parte do circuito mineiro de turismo e, certamente, a margem dessa rota muitas outras atividades e histórias foram e continuam sendo escritas.
Os lafaietenses estão a menos de 100 km da capital Belo Horizonte e é uma cidade pólo da região. Da aldeia de Carijós até o cenário atual foram muitos anos pontuadas por momentos marcantes como a visita de Dom Pedro I, a Revolução Constitucionalista, a Revolução de 30, a chegada dos trilhos e das estações, a agência dos correios, a iluminação a gás, depois a eletricidade, a edificação dos solares que hoje são patrimônio vivo, as capelas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e muitos mais. Até chegar ao Parque de Exposições Tancredo Neves, há muitos passos percorridos.
Todo esse percurso histórico está gravado nos símbolos da cidade. A Bandeira e o Brasão contêm as cores e elementos do passado, presente e futuro. O hino de Conselheiro Lafaeite descreve com poesia as glórias da cidade. Fala de epopéia mineira, de uma estrela que resvala do céu, da Patrona Celeste Maria, da fé, dos destinos. E nesse destino mineiro que abriga uma Academia de Ciências e Letras que promove olimpíadas e concursos literários, creio que há muito que contar sobre a cultura do município e região.
E, por falar, em cultura, fiquei encantada com as fotos do Festival de Congada que é realizado na cidade. Uma manifestação que mostra as raízes que são transmitidas por gerações. Essa valorização da tradição é uma característica que alicerça o sentimento de pertencimento ao lugar para continuar construindo passos consistentes no presente e com visão do futuro. É uma conexão de links valiosa. E que continue sendo registrado no livro de Conselheiro Lafaiete, esta grande cidade mineira, uma história de desenvolvimento recheada de memórias louváveis e com muita energia para seguir plantando sementes para um amanhã cada vez melhor.
Bandeira e Brasão de Conselheiro Lafaiete. Crédito imagem: Wikipedia
Participe do Blog Cidades Turbinadas enviando dicas de sua cidade. O que de especial em seu lugar? Conte-nos!
Até a próxima cidade da série mineira Turbinada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário