sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tem sabor em Muriaé

E quantos sabores deve haver por lá. O nome já nos remete a um deles, o sabor de cana doce. E como é doce ser cativada pelos sabores mineiros que emanam da zona da mata ao sertão do grande Minas Gerais. Um estado extenso e repleto de sabores em diferentes cidades. Hoje a estação de desembarque é Muriaé.

A cidade tem no nome a origem indígena e sua história tem uma linha crescente de progresso. As primeiras casas, as fazendas, a capela construída por um francês. Chegou a estrada de ferro, depois veio a luz, a água e esgoto, o telefone, e assim, o passo a passo de sua construção vai atravessando a geração dos tempos.

Em Muriaé as serras iluminadas pelo sol abrigam espécies da mata atlântica. O solo da região é morada de nascentes e terra por onde navegam as águas de rios, um deles que dá nome ao município. Um lugar que atrai os sentidos e amplia o horizonte nos vôos livres. Por lá é possível enveredar por trilhas e conhecer os tesouros por terra e ar. Por lá também as pessoas se reúnem para fortalecer sua fé nas igrejas, em pedras e grutas.

Os caminhos da cidade têm muitos registros e eles são importantes para ilustrar sua evolução e diagnosticar as informações necessárias para realizar ações de melhoria. O Censo 2010 está sendo finalizado e já divulgou dados parciais do perfil do município conforme publicado no site da Prefeitura. Essa fonte de informação é valiosa para compreender o desenho de Muriaé e de tantas cidades do país.

E por falar em registro, registramos aqui nossos votos de que os dados do Censo 2010 contribuam para promover ações que resultem no desenvolvimento de Muriaé para que o sabor da cidade seja cada dia melhor!

Até o próximo post que encerrará a série mineira turbinada

Nenhum comentário:

Postar um comentário