sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As águas de Poços de Caldas

Poços de Caldas é uma cidade estância cercada por montanhas cujas águas termais atraem muitos turistas. Está próxima de outras cidades que foram o circuito das águas paulistas. O roteiro das águas hidrominerais contempla cidades encantadoras e Poços de Caldas é uma delas. As pessoas que conheço que a visitaram adoraram a viagem e sempre fazem planos para retornar. Um lugar que nos conquista é assim, sempre voltamos de lá com saudade feliz e o desejo de voltar.

Desde a época do império Poços de Caldas tem recebido muitas pessoas que buscam os benefícios das águas termais que proporcionam saúde e bem-estar. JK, Carmem Miranda, Santos Dumont e Rui Barbosa, são alguns dos personagens que circularam por lá. O município recebeu muitos ilustres visitantes para conhecer o poder de cura das águas e divertirem-se nos salões de jogos na época em que os cassinos podiam funcionar. A proibição dos jogos causou um grande abalo nos empreendimentos. Um desafio para mudar o foco e reinventar a roda. O movimento das águas continua.

A água é mesmo uma fonte de vida. A sensação revigorante dos banhos é uma maravilha. E, além desse atrativo principal que contribuiu para a fama da cidade, Poços de Caldas tem outras atrações como às manifestações culturais que dão um colorido especial ao calendário de festas da cidade. A folia de Reis abre o ano renovando a alegria de compartilhar a fé. A Festa de São Benedito reúne os grupos de congada que também se apresenta na Festa Uai que acontece em agosto e tem uma diversidade de atividades. É uma festa das tradições mineiras e fico imaginando as delícias e os aromas desse evento. Do café aos doces há muito para provar.

A arte é uma agregadora e os encontros revelam a força das vários retratos artísticos que expressam a história, fé, cultura e os valores do povo. O som dos vales ecoando no Festival de Música da Montanha que acontece na cidade deve tocar todos os sentidos de quem ouve. A riqueza de Poços de Caldas está eternizada em seu hino que desfila em sua letra a poesia de uma “cidade primaveril”. Imagino que não à toa o autor a chama de enamorada. No solo de Minas Gerais brota mesmo muita poesia...


Observação:

No site da Prefeitura há indicação das cidades-irmãs de Poços de Caldas. Aqui em Osasco também temos cidades-irmãs por aqui, na Itália, na África, no Japão. É muito bom ter cidades-irmãs e manter esses laços entre diferentes lugares. As cidades-irmãs de Poços de Caldas são: Caldas da Rainha, Jundiaí e Mount Vernon.

Crédito da imagem: Site Prefeitura Municipal. Clique e conheça o significado dos elementos do Brasão de Poços de Caldas. Os símbolos falam muito da cidade.

Até a próxima cidade da série mineira turbinada
Ivone Mourão - Equipe Marcos Turbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário