sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Triplicidade de corações

Quantos corações há numa cidade? São muitos pulsando e expressando as mais diferentes emoções. No sul de Minas, encontramos Três Corações denominando uma cidade. É um nome que inspira poesia, que lembra a trindade santa, que remete a unidade do três e a simbologia de um número marcante em muitos sentidos: passado, presente e futuro; Deus Pai, Filho e Espírito Santo; semente, flor e fruto; início, meio e fim e outros exemplos da tríade que nos acompanha na caminhada da vida.

Três Corações cercado de vales, das águas dos rios do Peixe, Verde, Lambari e Palmela, cortada pela BR 381, próximo das terras altas da Mantiqueira, terra do bom leite e das delícias dos seus derivados, trilho por onde passou muitos tropeiros, boiadeiros e personagens que construíram sua história que já soma 126 anos. O município faz aniversário junto com a chegada da primavera e é certamente uma época propícia para celebrar um novo ciclo.

A cidade fica próxima a Baepende onde se localiza a famosa igreja de Nhá-Chica que recebe muitos fiéis para agradecer seus milagres e pedir graças. Está próxima também de outros municípios que formam o circuito das águas mineiras e tem também opções para quem curte a natureza com atrativos naturais. O Sul de Minas é recheado de belas paisagens e há muito para conhecer por lá.

Pelé, o rei do futebol é um dos filhos ilustres desta terra e seu nome aparece em todas as pesquisas sobre Três Corações que conta com três versões para origem do seu nome. Uma tríade sintonia. Uma delas, conta que três boiadeiros vindo de Goiás ficaram encantados por três moças do município e assim ficaram três corações apaixonados. A segunda relaciona o nome à três voltas que o Rio Verde dá na cidade quando observado do alto. A terceira e mais aceita historicamente é a de que Tomé Martins da Costa consagrou a 1ª capela em louvor aos santíssimos corações de Maria, José e Jesus, e daí deriva o nome do município. Seja qual for, todas as três tem relações com os corações.

O coração da cidade são as pessoas que se encontram, formam laços, edificam o passado, alicerçam o presente e no passo a passo vão seguindo rumo ao futuro. Nesse processo deixam marcas, registros e vão escrevendo capítulos no livro coração. Toda cidade é um livro contínuo de muitos corações...

Até a próxima cidade da série mineira turbinada
Ivone Mourão - Equipe Marcos Turbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário