sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uberlândia, uma gigante do interior

O mapa do Brasil é pontuado por muitas cidades e cada estado tem uma configuração diferenciada. Além das capitais, muitos municípios se destacam pelo desenvolvimento regional que representam. Uberlândia é um deles. O município vai crescendo e desenhando a “história de muitos” na terra desse cerrado do Brasil Central.

O nome da cidade tem duas origens. Uma delas diz derivar de “terra fértil”. Outra diz significar “terra que mana leite”. Essa segunda mais aceita já que essa terra de cerrado não é tão fértil para algumas culturas. Seja como for, a fertilidade pode brotar de muitas vertentes e registrar suas criações no campo plural da edificação histórica e cultural das cidades. Assim é em Uberlândia, assim acontece também em outros destinos.

Fiquei surpresa em conhecer virtualmente a grandeza de Uberlândia que fica mais perto de Goiás e Ribeirão Preto do que da capital BH. Na sua estrada de 122 anos as ligações com outros pontos do país devem ser várias, tanto que, a cidade que é destaque do triângulo mineiro, é o lugar que muitas pessoas escolheram para fincar suas raízes.

Uma amiga que mora próxima de Catalão já me falou de Uberlândia onde tem laços de amizade. Fiquei imaginando que quando ela vai passear por lá deve visitar os Parques do Sabiá e a Represa de Miranda para curtir os lagos e as opções de lazer desses dois atrativos. E, como ela gosta muito de cultura e gastronomia, penso que no seu roteiro deve figurar uma ida ao Mercado Municipal, Casa de Cultura e o Centro de Fiação e Tecelagem.

E assim, minha amiga Clicia e tantas outras pessoas vão fiando sua história que se mistura com a história das cidades onde moram, visitam e assim vão tecendo as conexões de suas relações. Somos mesmo desenhados para nos conectar como diz minha outra amiga Fatyma de Moraes.

A Marcos Turbo já fez sua conexão turbinada com a cidade e nossa equipe deseja que Uberlândia continue no ritmo turbo de desenvolvimento para melhorar, aprender e compartilhar sua história continuamente...
O crédito dessa imagem é do site da Prefeitura de Uberlândia. Eu a escolhi para ilustrar este post porque o antigo vivo está adornado com o modernidade dos prédios. É um caminho de integração entre passado, presente e futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário