sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A pequena notável São Caetano do Sul

São Caetano do Sul faz parte da região metropolitana de São Paulo e é uma das cidades que compõem a região do grande ABC, conhecida pelo forte desenvolvimento industrial, automobilístico e a crescente evolução do comércio e serviços. O município é destaque no país pelo seu elevado PIB e por ter o melhor índice de IDH do país.

São Caetano do Sul nasceu fazenda, tornou-se vila e emancipou-se como município para seguir adiante. Na passagem do seu tempo encontramos monges beneditinos, imigrantes, migrantes nordestinos e muitas pessoas e histórias na composição da cidade. Imagino que a colônia italiana tem forte presença já que São Caetano do Sul tem como “cidades-irmãs” três destinos na Itália: Vittorio Venetto, Thiene e Iglesias. Gosto muito desse título de cidade-irmãs e acredito que é uma forma de valorizar os laços existentes entre as cidades.

Quem visitar São Caetano pode aproveitar para conhecer os parques da cidade, dentre eles, o Parque Ecológico Chico Mendes e a Cidade da Criança para quem for acompanhado do público infantil. Há também espaço para que curte arte, muitas delas afloradas no palco da Fundação das Artes que oferece cursos de música, teatro, dança, artes visuais e a Orquestra Filarmônica do município. Dá até para sentir o som música fluindo no ar.

Essa “pequena gigante” do ABC paulista tem muito para evoluir e continuar registrando seu destaque no mapa paulista e nacional. No hino do município já consta essa sinalização crescente: "para frente, para frente". E que para frente São Caetano do Sul caminhe sempre.

Desejamos muito sucesso a todos os sancaetanense. Aliás, sucesso turbinado!
Ivone Mourão – Equipe Marcos Turbo

O crédito da imagem que ilustra o início do post é do site

Nenhum comentário:

Postar um comentário