sexta-feira, 26 de novembro de 2010

São Francisco do Sul, uma bela baía catarinense

Cada vez que inicio a pesquisa sobre uma cidade embarco em uma nova viagem. Há sempre surpresas e dessa vez veio recheada de belezas e histórias. A cidade sorteada da semana me conduziu virtualmente a São Francisco do Sul, uma das jóias catarinense. Um estado que tem nome de Santa realmente tem muitas graças.

Muitas informações chamaram minha atenção sobre a cidade. Seu patrimônio histórico, as bonitas praias, a grandeza do porto que movimenta a economia do município, a Baía de Babitonga com suas ilhas, a culinária açoriana e os atrativos da região que somados formam um apetitoso cardápio turístico. Mas, há sempre um ponto ou outro que nos despertam maior interesse ou que tocam nossos sentidos de modo especial.

Ao viajar virtualmente por São Francisco do Sul fiquei fascinada pelo Farol da Ilha da Paz. Fiquei imaginando quanta paz contemplar a imensidão do Arquipélago das Graças desse local. Pensei também na importância da luz do farol como guia para as embarcações. E também fiquei refletindo sobre o significado do farol em nossas vidas. Ao pensar na luz lembro-me da sombra. Essa polaridade é constante em muitos aspectos. Frio e calor. Positivo e negativo. O farol ilumina a escuridão da noite e serve para indicar caminhos. Quantas vezes necessitamos enxergar a luz de um farol para seguir adiante?

São Francisco do Sul seguiu adiante edificando sua história às margens do mar. Recebeu em suas águas e seu solo os portugueses que a colonizaram. Tem também o legado de outros povos que se juntam e se misturam na construção da cultura brasileira. Aliás, uma lenda da cidade que conta a história de uma escrava africana que, fugindo do seu algoz, se atirou do alto da montanha abraçada ao seu filho ficará na minha memória. Ela buscava paz e liberdade e na tentativa de salvar seu filho da escravidão alçou vôo em direção a morte. Transformou-se em orquídea e seu filho no beija-flor que vem todos os dias beber do seu néctar materno. As cidades e as lendas têm suas ligações profundas.

E já que estamos próximo do Natal, quem for visitar São Francisco do Sul está convidado a visitar as decorações do Eco Natal do município. É a sustentabilidade no cenário das decorações natalinas. É uma ação que espero motive e multiplique outras ações de respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida de São Francisco do Sul e outras cidades do estado. Que essa data tão especial seja turbinada de felicidades para toda cidade. Feliz Natal!

Crédito da imagem que ilustra este post: Site Prefeitura São Francisco do Sul

Até o próximo post!
Ivone Mourão - Equipe Marcos Turbo
Fones (11) 3591-4551 / 3698-5393

Nenhum comentário:

Postar um comentário