sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Uma célula chamada São Vicente

A primeira cidade brasileira nasceu no litoral paulista e tem o título de “Céllula Mater da Nacionalidade”. Em São Vicente desembarcaram os portugueses Gaspar Lemos e Martim Afonso, depois vieram os espanhóis que entravam em guerra para tentar fincar raízes por aqui. Os registros deste período estão pela memória do município que é a primeira célula que deu origem a tantas outras cidades litorâneas do Brasil e as demais que foram surgindo quando foram desbravando as serras, os rios, os sertões. De 1532 até hoje tem muita história e muitas cidades.

Essa semana o sorteio do Blog Cidades Turbinadas nos brindou com São Vicente, um município do litoral paulista que já visitei algumas vezes. É uma das praias mais próximas da capital paulista e tem fácil acesso pelas Rodovias Imigrantes ou Anchieta. É só descer a Serra que chegamos por lá para curtir as praias e outros atrativos.

A cidade festeja seu aniversário no dia 22/01 e é uma semana especial de comemorações. Um dos pontos altos da programação é a maior encenação do mundo que acontece nas areias da praia apresentando ao público o surgimento da Vila de São Vicente. São Vicente ostenta com orgulho o título de ser Berço da Democracia das Américas. Sem dúvida é um marco para a cidade, o estado e o país.

A cidade também tem o projeto de cidades-irmãs e uma delas é Naha, uma cidade japonesa homenageada com a Rua Japão que tem uma bela praça. Quem gosta de voar pode ir ao Morro Asa Delta, passear no teleférico, a Biguinha de Anchieta e outros pontos turísticos. Já estamos em dezembro, logo vem o verão, período em que o município recebe muitos turistas. Alguns se hospedam em hotéis, outros têm casa de veraneio, alguns alugam imóveis para temporadas.

E assim, São Vicente tem no turismo uma das fontes que movimenta sua economia. Tem a Praia de Gonzaguinha, dos Milionários, de Itararé, essa última a minha preferida. Um dos lugares que nos propiciam uma bela vista da Baía de São Vicente é do hotel da Ilha Porchat. É uma visão que encanta o olhar no dia e na noite.

Ao escrever este post, nesta tarde de sol e muito calor fiquei tentada a descer a Serra do Mar. Logo programarei uma nova ida a São Vicente. Aproveito para agradecer nossos clientes da cidade e desejar felicidade turbinada para todos neste Natal e Ano Novo!
Crédito imagem: Site Prefeitura São Vicente

Ivone Mourão
Equipe - Marcos Turbo
Fones (11) 3591-4551 / 3698-5393

Nenhum comentário:

Postar um comentário