segunda-feira, 30 de maio de 2011

Itapira, mais uma cidade paulista

Toda cidade tem seus marcos históricos. São passagens que ficam na memória da cidade e tornam-se referências. Em Itapira, a participação da cidade na Revolução de 1932 é um desses marcos. As terras foram palco de combates entre as tropas paulistas e mineiras que combatiam a favor do governo federal. Esse levante paulista foi um movimento marcante que envolveu muitas pessoas de diferentes cidades, todas empenhadas em lutar para defender os princípios da democracia, por uma melhor situação para o povo, pela liberdade tão sagrada para o desenvolvimento de um país.

São Paulo levantou a bandeira e por mais que suas tropas tenham sido derrotadas em muitos combates, a vitória maior foi que o movimento impulsionado pelo estado se espalhou em movimentos por diferentes cidades do país. Os mortos da revolução são lembrados todo dia 09 de julho, feriado paulista em homenagem ao importante movimento paulista conhecido como Revolução de 32. Essa história ainda é desconhecida de muitos e é importante que as pessoas conheçam a história de suas cidades que estão entrelaçadas com sua história.


Quando conhecemos a história da cidade nos identificamos com o lugar. Ao preservar o patrimônio que está nos prédios, nas igrejas, na cultura, nas festas populares e em outras expressões histórico-culturais estamos privilegiando a valorização da história que tem seus retratos do passado, estão no presente para ensinar o ciclo dos tempos que estimula o exercício cidadão do agora. Todo cidadão é personagem responsável para criar o futuro das cidades com suas ações. As informações sobre Itapira, uma cidade do interior paulista despertou essa reflexão que tem sintonia com a cidade que moro e com todas as cidades publicadas neste Blog.


No Morro do Gravi a batalha aconteceu. Hoje ele é ponto turístico, assim como o Morro do Cruzeiro que tem uma bela vista da região. Em Itapira tem também o Museu de História Natural com um rico acervo. Por lá encontramos também o Museu Pedagógico, a Casa de Cultura e outra casa chamada Menotti Del Picchia em homenagem ao poeta. Outra homenagem ao Poeta é o nome do seu poema que está no Parque Juca Mulato, um local agradável e arborizado para curtir em Itapira.

Diversão, conhecimento, natureza e poesia estão na vida de Itapira. É uma cidade que nos convida a pegar a estrada e passear pelo interior paulista que conta com muitos municípios repletos de atrativos naturais, culturais e históricos que encanta quem mora e quem visita.


Agradeço em nome da equipe Marcos Turbo, a compra de turbina realizada por um cliente de Itapira e desejo muita prosperidade para todos os moradores da cidade.

Crédito imagem: Site Prefeitura Itapira

Ivone Mourão – equipe Marcos Turbo
Fones (11) 3591-4502/3591-4551
Envie sua mensagem clicando aqui
Blog Cidades Turbinadas – conexão entre turbinas e cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário