quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mogi Mirim

índios habitaram essas terras férteis. Depois chegaram os Bandeirantes abrindo caminho em busca do ouro de Minas Gerais e Goiás. Por onde passaram foram deixando sua marca, construindo vilarejos. Uns ficavam, outras passavam, outros chegavam. E assim, o círculo que gira na roda dos tempos vai movimentando a vida de muitas cidades como Mogi Mirim e outros municípios do Brasil e mundo.

Na direção de muitas estradas nasceram vilarejos que foram agregando pessoas e atividades e desenvolvendo-se ao ritmo das mudanças.  A igreja como marco com seu padroeiro ou padroeira a abençoar o lugar. Em Mogi Mirim, São José foi o escolhido, santo protetor das famílias. E nesse lugar de nome tupi, que significa “pequeno rio que serpenteia” ou “pequeno rio das cobras”, encontramos a presença misturada de muitos personagens daqui e de lá.
Muitos imigrantes desembarcaram e fincaram suas raízes cultivando café e algodão em Mogi. Japoneses, sírio-libaneses, italianos, portugueses e espanhóis na terra e nos trilhos das ferrovias erguidas para transportar os grãos. As estações ferroviárias são destaques na história das cidades paulistas. Muitas delas são patrimônios históricos vivos que retratam a história dos municípios.
As ferrovias, que outrora cumpriram um importante papel na economia, foram perdendo espaço para as rodovias. A prioridade mudou e em consequência disso muitos trilhos foram abandonados. Alguns trilhos resistem, outros estão sendo restaurados e outros trilhos estão nascendo para melhorar o transporte dos produtos tão necessário em um país com dimensões continentais como o Brasil. E nesse imenso território brasileiro pontuado por muitas cidades, Mogi Mirim é um dos municípios que vai escrevendo seu roteiro.
Mogi Mirim está próxima da grande região de Campinas e também de municípios como Holambra e Itapira. Eu observei a placa indicativa quando visitei Holambra e Serra Negra. É uma região excelente para viajar com ótimas opções de lazer. A facilidade de acesso e proximidade com um imenso centro urbano é um atrativo dessa região que já conta com importantes distritos industriais e excelentes atrativos naturais e culturais. O estado de São Paulo tem uma diversidade de roteiros para os mais diferentes públicos.
Conhecer cada lugar é uma oportunidade ímpar de enriquecer nosso repertório. Mogi Mirim, por exemplo, é uma cidade irmã de Mogi Guaçu e Itapira que já tem seu post publicado no Blog Cidades Turbinadas. Eu aprecio muito esse título de cidade-irmã e espero que todas as cidades-irmãs dos municípios brasileiros possam compartilhar experiências positivas entre seus moradores e visitantes. Há variados roteiros temáticos que unem municípios de acordo com determinados perfis como o circuito das frutas, das águas e outros temas. Seria interessante para cada cidade ter um roteiro com as cidades-irmãs, afinal, irmão é um amigo contínuo e há muito para aprender com o diálogo e a troca.
E por falar em continuidade, termino agradecendo nossos clientes de Mogi Mirim e da região. Espero em breve realizar visitas presenciais para mais cidades paulistas turbinadas e receber novos pedidos de turbinas. Saudações para todos os moradores de Mogi Mirim e os votos da equipe Marcos Turbo para que o desenvolvimento da cidade seja turbinado de qualidade de vida.
Crédito imagem: Site Wikipedia. Acesse as informações do ficheiro clicando aqui

Até o próximo post com mais uma cidade turbinada!
Ivone Mourão – Equipe Marcos Turbo
Fones (11) 3591-4502/3591-4551
Acesse o site e Blog Marcos Turbo
Conheça nossa Loja Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário