quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Santana do Paraíso

O passado, o presente e o futuro estão conectados na história de todas as cidades. Cada vez que pesquiso sobre determinado lugar vou presenciando essa teia interligada de fatos e personagens que formam o enredo da cidade. Uns chegam e fincam morada. Outros passam, deixam suas marcas e levam marcas em sua bagagem. Toda cidade é uma mistura de elementos e de pessoas. É assim em Santana do Paraíso, município novo na emancipação, mas com muitos capítulos pontuados ao longo de sua jornada.
O lugar que já se chamou Taquaraçu, que significa bambu grande, tem nos recursos naturais um tesouro. Matas, cachoeiras, lagoa e rios. Às margens de cachoeiras, tropeiros e boteiros descansavam outrora da caminhada pelo Vale. Percorriam longas distâncias transportando mercadorias. O tempo seguiu, chegou a linha férrea e outros avanços na região. As gerações dos primeiros habitantes foram se perpetuando, outras chegando e o ritmo de transformações sendo desenhado na linha do horizonte.
A “caçula” Santana do Paraíso faz parte da chamada região metropolitana do Vale do Aço. É uma região que apresenta um crescimento positivo potencializado pelos investimentos de grandes empresas como Usiminas e ArcelorMittal. A siderurgia é fonte de riqueza das cidades do circuito do aço, do estado de Minas Gerais e do país. Há em Santana do Paraíso um aeroporto da Usiminas para atender a demanda do setor. Desejamos que o segmento continue prosperando trazendo melhorias para o Vale do Aço.
E por falar em riqueza, encontramos em Santana do Paraíso as tradições que são patrimônios ricos e vivos das cidades. A Congada e a Festa do Divino são manifestações de fé e cultura cultivadas pelo povo da cidade. A Festa de Santana e de Santo Antônio também são eventos marcantes no calendário do município. Encontros que reúnem os moradores e visitantes da cidade para festejar a alegria da vida com todo sabor e encanto de Minas Gerais.
Adorei o nome do município. Homenageia a santa e faz referência ao paraíso. Uma comunhão sagrada. São mesmo sagrados os laços com nossa terra. Meus sinceros votos de que o presente de Santana de Paraíso seja terreno fértil para construção de um futuro brilhante e que nessa trajetória haja sempre espaço para preservar as memórias do passado. Para finalizar, parabenizo essa “princesa de Minas Gerais” cantada no belo hino da cidade. 

Crédito imagem: Site Prefeitura Santana do Paraíso


Até o próximo post, com mais uma cidade turbinada.

Ivone Mourão – Equipe Marcos Turbo
Fones (11) 3591-4502/3591-4551
Conheça o Blog de Turbinas, Site e Loja Virtual Marcos Turbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário