quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O rio, a cidade e a história de Passo Fundo

O rio e a cidade tem ligações profundas.São muitas as cidades que nasceram às margens do rio e ali fincaram suas raízes. Passo Fundo é assim. Do nome tupi-guarani "Goio-en", que significa muita água e rio fundo, nasceu a vila que seguiu seu curso para se tornar uma das 10 maiores cidades rio-grandense.

Terra de passagem dos tropeiros, lugar de Missões, palco de Batalha e de cavaleiros do Mercosul, Passo Fundo tem história para contar. Ela está expressa nos seus monumentos, nas entidades tradicionalistas, nas ruas, na arte dos museus e nas conversas na Praça com a gente hospitaleira da cidade.

Quem estiver de passagem por lá, não pode deixar de visitar o Mirante da Gare no entardecer. Reserve uns minutos para contemplar o pôr do sol. Conheça também o Chafariz da "Mãe Preta" que homenageia a lenda de mesmo nome. Visite também as igrejas, os museus, as praças e vá descobrindo que em cada canto você pode encontrar detalhes que somados formam o cenário da cidade.


Por lá tem também um parque chamado Roselândia que tem kartódromo, sedia o Rodeio, tem cachoeira é um centro de lazer e eventos. E por falar em movimento, Passo Fundo respira cultura nos eventos internacionais e nacionais como o Festival do Folclore, Jornada de Literatura, Feira do Livro. E que a leitura seja cada vez mais presente na vida do cidadão rio-grandense que, pelo que ouço falar, preza muito suas tradições.

E a cidade que fica mais próximo do Uruguai do que de São Paulo ganhou do governador da capital paulista um dos símbolos de Passo Fundo: a Cuia. E ela lembra chimarrão, mate e roda de amigos...


...roda que lembra círculo, que gira e gira pelo ciclo das águas do "rio fundo" com passos profundos das muitas pessoas que são a vida pulsante das cidades. Da vida que mescla passado e presente na construção do futuro de Passo Fundo e tantas outras cidades turibinadas. Crédito imagem: Site Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Marcos Turbo indica na cidade:
Possa Auto Serviço Automotivos - Fone (54) 3317-1125.
Procure Sandra ou Kiko e terá um atendimento excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário