quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Uma conquista que é vitória contínua

No sudoeste da Bahia, no território conhecido como "sertão da ressaca", nasceu um Arraial chamado Conquista que cresceu e tornou-se uma importante cidade da região. Ao nome Conquista foi incorporado o Vitória. Uma soma que potencializa o sentido dos dois nomes Vitória da Conquista.

E toda conquista registrada ao longo do tempo é uma vitória para o desenvolvimento da cidade. Uma delas é a universidade estadual UESB que tem colaborado para ampliação da educação e pesquisa, dois fatores ue promovem melhoria para a economia do município, das cidades próximas e de toda região.

A herança indígena está presente na cidade. A colonização não aconteceu de forma pacífica. Como em muitos outros locais do país, os colonizadores, ou bandeirantes como são conhecidos, tentaram escravizar ou expulsar os índios da região e lutas foram travadas para a conquista do território. Muitos confrontos aconteceram até a vitória dos colonizadores que deixou marcas na história que vem sendo contada pelas gerações que continuam a escrever os capítulos da história do município.

A pecuária e a agricultura ainda são fortes na economia, no entanto, outras atividades estão se solidificando e tornando o município um pólo de comércio e serviço regional. A cidade já conta com uma diversidade de produtos como os alimentos e bebidas. Lá se produz grãos como o café, frutos como a banana e tem espaço também para as flores.

Da semente ao fruto na vegetação que é também diversificada. Isso mesmo. A biodiversidade encontrada no sertão é marcante na região: caatinga, campos gerais, mata de cipó, mata-de-larga, mata fria e mata fluvial úmida. Se passar por lá não deixe de conhecer a Serra do Periperi onde fica o Poço Escuro, uma dos atrativos de Vitória da Conquista.

Aproveite e visite também os Monumentos que homenageiam os índios, os bandeirantes, os imigrantes. Tem o casario antigo que é um exemplar histórico e cultural, o Museu Regional, os teatros e uma agenda cultural com muitos eventos que reúnem os conquistenses e as pessoas que passam pelo lugar para realizar negócios, passear, visitar amigos...

E para saber o anda rolando na cidade, acompanhe as notícias no Twitter. É a evolução turbinada da web conectando pessoas, empresas, cidades e diferentes regiões.

Que as vitórias conquistadas por Vitória da Conquista sejam constantes na vida da cidade.

Marcos Turbo indica na cidade: peças e serviços automotivos é com a Alex Auto Peças no (77) 3421-4854
Crédito da imagem no link da foto: Site oficial Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário